Aqui você pode encontrar mais informações sobre Energias dos Oceanos
O que é Energia dos Oceanos
Inicialmente, deveremos falar um pouco sobre nomenclatura. Afinal de contas o correto é Energia dos Oceanos, Energia Oceânica, Energia Marítima, Energia Marinha etc? Na nossa modesta opinião: Energia dos Oceanos, justificada pela tradução literal do termo da língua inglesa "Ocean Energy". Assim, podemos definir Energia dos Oceanos como a energia renovável extraída dos oceanos, podendo ser a partir de um fluído em movimento ou da diferença entre temperaturas, ou salinidade deste fluido.
Dependendo da literatura consultada, podemos classificar a Energia dos Oceanos de acordo com a sua origem em:
Como se forma uma onda de superfície
Você certamente já ouviu falar de ondas de rádio, ondas de calor, onda de surfe etc. Aqui, obviamente, falaremos apenas sobre as ondas de superfície na água. Você já viu ondas em uma lagoa, açude ou lago? Elas são formadas devido a incidência do vento na superfície da água. O vento ao se deslocar de uma zona de alta pressão para uma de baixa pressão, cria forças de atrito e aplica uma pressão na superfície da água, quebrando o equilíbrio desta superfície. Ai entra a força da gravidade para reestabeler este equilíbrio, que novamente é pertubado e de maneira cíclica, a força da gravidade, a força de atrito e a pressão exercida pelo vento fazem com que ondas se propaguem a partir da zona de geração em direção a zona de arrebentação.
Só o vento faz ondas de superfície? Não, nas ondas dos oceanos há também a influência do sol e da lua. Tem-se também os tsunamis, que são formados a partir do deslocamento vertical da coluna de água, geralmente pelo deslocamento relativo de placas tectônicas. Além disso, não se deve nunca esquecer que a altura de uma onda depende da velocidade do vento, do tempo em que o vento sopra nesta superfície aquosa e da profundidade.
Se você quer saber mais sobre a formação das ondas de superfície e tsunamis, acesse: Onda Oceânica e Tsunamis. Se você quer saber exatamente como o vento gera uma onda, acesse este site: Praias. E se quiser simular a geração de suas próprias ondas: NWS.