Maré
Duas vezes por dia, o nível do mar sobe e duas vezes por dia, ele baixa. Ou seja, em um dia temos duas marés altas e duas marés baixas. Então, maré é inicialmente entendida como sendo a variação vertical do nível da água do mar.
Sim, mais quando estamos no mar e vem uma onda, o nível da água do mar varia? É verdade: As marés são também ondas grandes, porém, com períodos de um pouco mais de 6 horas.
A diferença entre o nível do mar pode ser de menos de 1m, como ocorre no Mar Mediterrâneo e de até 15m, na Baía de Fundy no Canadá. De acordo com a Tábua de Marés, aqui no Brasil, a variação do nível do mar fica entre 1m na região sul e sudeste até 5m no Maranhão.
Quem é o responsável pelas marés?
As marés são produzidas pela forças gravitacionais da Lua e do Sol, e um pouco também devido aos outros planetas, mas muito pouco. As marés sofrem também muita influência da "força centrífuga" (pseudoforça) do movimento de rotação da Terra. A Lua influencia mais as marés na Terra do que o Sol, apesar da sua massa pequena comparada ao Sol. Isto é explicado pelo fato de que a Lua está mais próxima da Terra do que o Sol. Porém, quando o Sol e a Lua se alinham ocorrem marés de grande amplitude, devido a soma das forças gravitacionais. O alinhamento entre a Lua e o Sol ocorre nas Luas Nova e Cheia. Ou seja, temos as chamadas marés vivas ou marés de sizígia. E nas Luas Crescente e minguante, temos as marés mortas ou marés de quadratura.
E a Energia das marés?
.